Em: 6 de junho de 2017

Saúde na Escola: Ação de saúde bucal na rede municipal de ensino de Ipanguaçu

Alunos da Escola Municipal Cecília Pereira dos Santos receberam orientações de como escovar os dentes e cuidados com a alimentação

O trabalho de prevenção nas escola, desenvolvido pela

Coordenação de Saúde Bucal, integra a parceria das secretarias de Saúde e Educação, e leva informação e material de higiene aos alunos da rede municipal de Ipanguaçu. Nesta terça-feira (06) foi a vez da Escola Municipal Cecília Pereira dos Santos, na comunidade de Nova Descoberta, receber a visita da equipe de saúde bucal, que fez demonstração de como escovar os dentes de maneira correta, além de orientações sobre educação alimentar.

O nosso objetivo é a prevenção, principalmente da cárie. Trazemos algumas orientações de como as crianças devem fazer no dia a dia para remover a placa bacteriana, que é a principal causadora da doença. Elas são orientadas a prevenir através da escovação, do uso do fio dental e da própria alimentação, que alimentos muito açucarados são utilizados pelas bactérias que transformam o açúcar em ácido, o que corrói o esmalte dentário, explicou o dentista.

Segundo o dentista, dessa forma é possível levar ensinamento e alertar as crianças para a necessidade de higienizar os dentes logo após as refeições ou merenda na escola. Os estudantes também foram informados sobre a importância da visita regular ao dentista, para que a cárie seja detectada precocemente, o que facilita o tratamento.

A diretora da unidade escolar frisou que a conscientização da higiene bucal fortalece a educação que vem de casa. “Essa parceria com a Saúde tem muito a contribuir para as crianças. Elas refazem em casa o que aprendem aqui e passam a ser multiplicadores dessas orientações”, finalizou.

Fonte: Assecom