Em: 2 de maio de 2018 as 15:27

Ação educativa na rede municipal melhora saúde bucal das crianças do município

Na manhã desta quarta-feira (02), a Secretaria de Saúde promoveu uma campanha de prevenção nas escolas da rede municipal de ensino contra as doenças gengivais. A atividade educativa orientou os estudantes sobre Higiene oral, realizou um levantamento epidemiológico, entregou escovas dentárias, e ainda desenvolveu escovação dental supervisionada e aplicação típica de flúor na sala de aula, através da dentista Rafaela Fernandes e sob acompanhamento dos professores.

O uso correto da escovação dentária evita o aumento da cárie e de outros tipos de doença bucal. A Secretaria de Saúde intensificou esse tipo de ação nos colégios, pois acredita que exercitar e ampliar a prática adequada de escovação aos discentes garante maior qualidade de vida e identifica os que necessitam realizar um tratamento dentário com os profissionais de odontologia que o município dispõe.

Como local de informação, visitas periódicas são realizadas nas escolas da cidade a fim de reduzir o número de crianças e adolescentes que desconhecem o assunto e propor aos pais uma maior participação com os filhos visando a saúde e qualidade de seus dentes. Também, o professor é um agente essencial nesta causa, como transmissor de conhecimento sua relação com o aluno é importante para a inclusão dos mesmos nos programas educativos-preventivos de promoção à saúde.

A proposta de educação bucal gera grandes efeitos no âmbito coletivo e possui uma abordagem de baixo custo financeiro. A Prefeitura Municipal acredita que investir na ideia, dispor os objetos demonstrativos necessários, unir dentistas e gestores escolares na iniciativa, além de recomendar os alunos para agendar mensalmente tratamento de limpeza no Centro de Saúde com especialistas, permite que os indivíduos não possuam mau hálito e mantenham uma boa aparência dos dentes, evitando sofrer dificuldade de sociabilização em decorrência de problemas bucal.

Fonte: Núcleo de Comunicação

Fotos: Secretaria Municipal de Saúde

Últimas manchetes