Em: 26 de maio de 2017 as 22:19

Agricultura: Produtores rurais de Ipanguaçu recebem Aula de Campo sobre produção de Silo

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Ipanguaçu em parceria com a EMATER, proporcionou nesta sexta-feira (26), em Ipanguaçu, uma Aula de Campo sobre silo e silagem para médios produtores da chamada MAPA (Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento).

O encontro contou com a participação da Secretária de Agricultura de Ipanguaçu, Somália Caldas, do Engenheiro Agrônomo Raimundo Fernandes, da Assistente Social da Emater, Aliana  Duarte e do Técnico Lucieldes, levando mais informações ao produtores sobre formas de utilização do Silo.

O evento aconteceu na propriedade de Antônio Humberto de Alcântara (Iné), e reuniu produtores de todo o município para debater as melhores formas de produção de silagem, prática esta que atenderá o rebanho leiteiro na período de estiagem, garantindo mais nutrientes aos animais e, consequentemente gerando maior rentabilidade aos produtores.

Na alimentação de ruminantes (bovinos de leite e de corte, bubalinos e ovinos), a silagem de grãos úmidos, por ser uma alternativa de um alimento com concentrado energético, complementando a silagem de planta inteira, que é o volumoso, resulta em uma dieta eficiente e de menor custo.

Na alimentação de monogástricos (suínos, aves e equinos) a silagem de grão úmido substitui total ou parcialmente os grãos de cereais, que tradicionalmente são conservados na forma de grãos secos.

Fonte: Assecom

Últimas manchetes