Em: 17 de maio de 2018 as 10:23

Campanha de Combate ao Tabagismo reduz índice de fumantes no município de Ipanguaçu

A Secretaria de Municipal Saúde de Ipanguaçu/RN, através do Coordenador do Grupo de Combate ao Tabagismo o Enfermeiro Charllys Tavares, realizou nesta quarta-feira (16/05) o encerramento do quarto Grupo de Combate ao Tabagismo. O encontro foi realizado no CRAS, onde 35% dos participantes pararam de fumar, contribuindo assim para uma melhor qualidade de vida. O Enfermeiro relatou ainda que a próxima comunidade a ser beneficiada com o projeto será a comunidade de Pedrinhas.

Durante os encontros, ocorrem palestras, terapias e atividades que visem a recuperação dos usuários sobre o vício do cigarro. Vários temas e doenças são discutidos, dispondo ainda de dinâmicas que interajam todos, debatendo os relatos da semana, sugerindo novas tarefas e realizando uma troca de experiências para tornar a ocasião mais prazerosa.

A campanha e as ações de promoção à saúde geradas pelo grupo de combate ao tabagismo relembra o dia mundial sem tabaco que é comemorado anualmente em 31 de maio. Com tantos depoimentos sobre participantes que deixaram de fumar, o município atende sua proposta social de aproximar as pessoas de uma vida mais saudável, realizar um acompanhamento sobre os problemas que a comunidade de fumantes vivencia e garantir todas as condições necessárias para que os envolvidos superem definitivamente o vício e melhore sua autoestima.

O sucesso do projeto e a reabilitação de 35% dos usuários confirma a eficiência da saúde de Ipanguaçu, que prioriza os serviços de atenção básica, contando com iniciativas socioeducativas como a campanha descrita e propostas de prevenção que tenha o objetivo de melhorar o estado de saúde das pessoas, evitando que a dependência química seja estimulada para outras gerações do núcleo familiar e prejudique a vida social.

Fonte: Núcleo de Comunicação

Fotos: Secretaria Municipal de Saúde