Em: 7 de maio de 2018 as 18:26

Encontro formativo do PNAIC discute linguagem escrita e oral na Educação Infantil do município

A Prefeitura de Ipanguaçu, através da Secretaria de Educação, promoveu nesta segunda-feira o IV Encontro Formativo do PNAIC – Educação Infantil 2018. O evento foi ministrado pela Coordenadora da Educação Infantil, professora Amailza Fonseca, e discutiu o processo educacional da Criança no período do ensino inicial, com ênfase na Linguagem oral e escrita visando a construção de sua formação humana e de aprendizagem.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) é um compromisso entre a Prefeitura Municipal e os governos federal e estadual. A ideia do programa é permitir que todos os professores que integram à educação infantil possam planejar suas aulas de forma estratégica, atendendo as normas do projeto para que todas as crianças do município estejam alfabetizadas até os oito anos de idade.

A temática do encontro proporcionou que os educadores enxergassem novas visões sobre os alunos, apresentando uma abordagem da linguagem oral e escrita em sala mais dinâmica e  com um repertório literário mais amplo, explorando as ideias dos discentes e representando essa comunicação com desenhos, conversas e dramatizações, tornando que eles embarque em histórias fictícias que tragam o entendimento sobre personagens e enredos, deixando a prática educativa mais atrativa e adotando um modelo que não se limite ao conceito pedagógico tradicional, com excesso de material conteudista sem ações de interação.

No que compete ao executivo municipal, o Prefeito Valderedo tem intensificado investimentos e estabelecendo prioridade para aperfeiçoar a qualidade de ensino e garantir que toda a comunidade seja beneficiada com os novos projetos. “Todos esses diálogos promovidos pela equipe da rede municipal de ensino são importantes para que eu possa juntamente com os professores agir de forma rápida e intensa no processo de alfabetização de nossas crianças”, explicou.

Fonte: Núcleo de Comunicação

Fotos: Secretaria Municipal de Educação

Últimas manchetes