Em: 28 de maio de 2018 as 10:30

Estudantes da Rede Municipal de Ipanguaçu participam da III Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

Alunos da Rede Municipal de Ipanguaçu participam durante os dias 28 e 20 de maio, da III Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CEIJMA), no hotel Holliday Inn, em Natal. A III CEIJMA é parte do processo da V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente – V CNIJMA, e tem, entre outros objetivos, apresentar e debater sobre projetos com a temática do meio ambiente nas escolas.

Os delegados/estudantes Yasmim Siqueira, da Escola Municipal Professora Francisca da Salete Ribeiro Barreto (Bairro Ilha Grande) e Luiz Carlos, da Escola Municipal Francisco Florêncio Lopes (Pataxó), estão sendo acompanhados e auxiliados pela técnica da 11ª Direc (Vale do Açu), Conceição Cavalcante.

Durante o evento, será escolhido o projeto que irá representar o RN, e eleger a delegação estadual, para participar da etapa nacional da Conferência, que vai acontecer de 15 a 19 de junho, na cidade de Sumaré/SP.

Essa terceira edição traz como tema “Vamos Cuidar do Rio Grande do Norte Cuidando das Águas”! seguindo a temática nacional: “Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas” e constitui um processo pedagógico que traz a temática água na dimensão socioambiental, política, econômica entre outras para os diálogos realizados nas escolas e comunidades, por meio de uma construção coletiva de conhecimentos na busca de soluções para os problemas socioambientais, respeitando e valorizando a opinião e o protagonismo juvenil.

Delegados

A seleção dos estudantes, que agora são denominados delegados, se dá em duas etapas. A primeira, fase local, foi realizada nas próprias escolas em todo RN e selecionou, através de critérios próprios, os melhores projetos para participar da etapa seguinte. Já a segunda, a estadual consiste no envio por escrito do projeto e de um vídeo, onde o estudante explica os motivos pelos quais deve ser selecionado para representar sua cidade.

Das 148 escolas que participaram da etapa regional, apenas 62 foram selecionados para participar da fase estadual da conferência, onde serão selecionados 17 delegados para representar o RN na última fase da Conferência.

Fonte: Núcleo de Comunicação

Fotos: Secretaria Municipal de Educação