Em: 1 de maio de 2018 as 08:39

Festa de São José Operário atrai multidão e enaltece tradição cultural e religiosa de Arapuá

A Prefeitura de Ipanguaçu, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, promoveu na noite desta segunda-feira, 30, a festa de São José Operário. O evento foi um dos maiores já realizados na comunidade de Arapuá e reuniu uma multidão de pessoas. A festividade contou com o show dos artistas locais, Adriano Nascimento, Aniquele Marçal e Ronicley Melo. O cantor Zé Sanfoneiro também fez sua participação na noite, que ainda transcorreu com a apresentação da atração principal, Giannini Alencar.

São José Operário é o padroeiro do Distrito de Arapuá e desde o dia 21 de Abril mobilizou vários fieis do município. No decurso de um mês, a imagem peregrina do padroeiro foi enviada para as casas dos religiosos da comunidade e de outras seis (Angélica, Canto Claro, Capivara, Língua de Vaca, Nova Descoberta e Tabuleiro Alto) que se situam nas proximidades da região. Após esse período, durante 09 dias, os seguidores do santo mobilizaram todo o segmento católico da cidade na cerimônia de abertura, nas novenas, da tradicional procissão, na realização da cavalgada e de um almoço especial e do encerramento final do festejo.

A festa de São José Operário foi até o amanhecer e coincidiu com o feriado de 1º de Maio, dia do trabalhador e data registrada do padroeiro. De acordo com a tradição católica, o dia em homenagem ao santo foi instituído no ano de 1955 pelo Papa Pio XII na Praça de São Pedro, no Vaticano. Segundo os devotos, o padroeiro é protetor de todos os trabalhadores e intercede por todos os que clamam por seu nome e realizam suas orações solicitando emprego ou bênçãos no ambiente de trabalho que atua.

O evento reuniu a participação do Prefeito Valderedo; da primeira dama Cícera Bertoldo; do Vice-Prefeito Thales Marinho; do Deputado Estadual George Soares; Secretários municipais; e integrantes do poder legislativo. Para o chefe do executivo, o Brasil é um país de miscigenação e é preciso respeitar os diferentes tipos de crenças e culturas. “Esta foi mais uma grande oportunidade de resgatar a festa e promover um verdadeiro apoio cultural. Um evento que valoriza, resgata e transforma”, afirmou Valderedo.

Veja mais imagens: