13 jun/2017

Financiamento para o Programa do Microcrédito do Empreendedor Individual

MICRO CRÉDITO

O Programa de Microcrédito do Empreendedor – PME é uma estratégia de desenvolvimento econômico/social implementada pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte, sob a coordenação da Secretaria do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social – SETHAS e operacionalização da AGN, tendo como objetivo fomentar ações integradas de qualificação profissional e gerencial, assistência técnica, concessão de crédito, acompanhamento e avaliação, com foco na melhoria de vida da população trabalhadora e empreendedora do RN, visando à inserção dessas pessoas no mercado de produção de bens e serviços nos diferentes setores da economia.

O Programa contempla empreendedores formais e informais que queiram montar ou ampliar os seus negócios, em condições de competitividade e sustentabilidade, podendo ser feito individualmente ou em grupos solidários.

O PME financia investimentos e capital de giro associado a projetos com foco nos artesãos, pequenos comerciantes, prestadores de serviços, pequenas indústrias e o agronegócio.

As taxas de juros adotadas pelo Programa são: investimentos com 1,5% ao mês, equivalente a 19,56 ao ano e capital de giro associado a projeto com 1,7% ao mês, equivalente a 22,42% ao ano.

O limite de financiamento para empreendedores informais é de até R$ 3.000,00 e para os formais, é de até R$ 6.000,00.

O prazo das operações de crédito destinadas aos empreendedores informais é de até 12 meses, acrescido de até 03 meses de carência. Já para os formais, em se tratando de investimentos fixos podem ser em até 24 meses, inclusive, 04 de carência.

São etapas operacionais do PME: mobilização, capacitação, cadastramento, solicitação de financiamento/plano de negócio, contratação, liberação, monitoramento e avaliação.

Bônus de adimplência: pagando em dia as parcelas, obtém-se a bonificação de 100% dos juros do financiamento.

O financiamento para o Programa do Microcrédito do Empreendedor Individual, formal (com CNPJ) e informal (sem CNPJ), é realizado na sede da Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social – SEMTHAS – Av. Luiz Gonzaga, nº 961 – Centro – CEP: 59.508-000 Ipanguaçu/RN.

Segunda à Sexta das 7h00 às 13h00min

Últimas Postagens +