Em: 9 de maio de 2018 as 14:12

Gestão Municipal amplia atividades de saúde bucal para crianças da Creche Rosilda Ribeiro

A Prefeitura Municipal de Ipanguaçu, através da Secretaria de Saúde, segue intensificando atividades voltadas à pratica de promoção à saúde, unindo o campo da educação nas ações socioeducativas do âmbito individual e coletivo direcionadas para a saúde bucal das crianças matriculadas na Creche Profª Rosilda Ribeiro Barbalho –  CMEI. Sob orientação da Dra. Beatriz, os estudantes receberam orientações sobre o método correto de escovação e praticaram em sala de aula o aprendizado adquirido sobre os cuidados com a higiene dos dentes.

A iniciativa faz parte do programa Saúde na Escola, tendo o objetivo principal de unificar as secretarias de educação e saúde para planejar, coordenar e executar políticas públicas que melhorem o hábito de vida das crianças e adolescentes. Na perspectiva do poder executivo municipal, a discussão sobre saúde bucal se faz necessária, pois, vem sendo recorrente nos consultórios odontológicos o aumento de pacientes com casos de mau hálito, sensibilidade e dor nos dentes além de sangramento nas gengivas.

Na palestra, a dentista Dra. Beatriz ainda recomendou que as crianças comunique aos pais qualquer sintoma anormal nos dentes, use escovas com cerdas maciais para a escovação e creme e fio dental. Além disto, informou que a equipe de saúde possui dentistas experientes nas unidades de atendimento para os que precisarem realizar uma profilaxia profunda ou tratamento mais rigoroso e que eles solicitem ao profissional durante a consulta uma sugestão de enxaguante bucal para intensificar os cuidados em casa.

Possuir dentes saudáveis e um grande sorriso requer atenção diária. Muito além de investimentos em campanhas educativas, é importante que pais e professores  também agreguem o nível da discussão para todos os espaços, levando os pequenos para consultas periódicas com os dentistas disponíveis, limitar a ingestão excessiva de açúcar deles e incentivar a escovação dos dentes sempre após qualquer refeição. Nesta visão, a Prefeitura de Ipanguaçu aposta que por meio de ações e um debate participativo, toda a comunidade ganha evitando problemas dentários e a utilização de aparelhos ou procedimentos mais exigentes.

Fonte: Núcleo de Comunicação

Fotos: Secretaria Municipal de Saúde

Últimas manchetes