Em: 15 de agosto de 2019 as 11:52

Agosto Lilás: Grupo de Gestantes do CRAS, recebe palestra sobre combate à violência contra a mulher

A Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social, por meio do Centro de Referência e Assistência Social – CRAS, realizou uma palestra educativa para o Grupo de Gestante, tendo como tema: “ À violência contra a mulher”, ministrada pela psicóloga Thayane Adalice.

As palestras fazem parte da campanha “Agosto Lilás”, uma iniciativa da gestão municipal que visa sensibilizar a sociedade sobre a violência doméstica e familiar. A violência contra a mulher é considerada não apenas como um problema de ordem privada ou individual, mas como um fenômeno estrutural, de responsabilidade da sociedade como um todo, que afeta mulheres de todas as classes sociais, idades, nível de escolaridade, raça e religiões.

É amplamente definida como qualquer ato que possa causar dano físico, sexual, psicológico ou sofrimento extremo a uma mulher. A violência doméstica e familiar, prevista na Lei Maria da Penha, pode ocorrer em casa, entre pessoas da família e entre pessoas que mantenham relações íntimas de afeto, mesmo sem a convivência sob o mesmo teto.

A Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência – Ligue 180 – é um serviço de utilidade pública gratuito e confidencial (preserva o anonimato), oferecido pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, desde 2005.

O Ligue 180 tem por objetivo receber denúncias de violência, reclamações sobre os serviços da rede de atendimento as vítimas e de orientar as mulheres sobre seus direitos e sobre a legislação vigente, encaminhando-as para outros serviços quando necessário.

A Central funciona 24 horas, todos os dias da semana, inclusive finais de semana e feriados, e pode ser acionada de qualquer lugar do Brasil e de mais 16 países.