Em: 13 de junho de 2017 as 13:05

Prefeitura de Ipanguaçu esteve representada no Curso de Elaboração de Planos Municipais de Cultura em Recife

O Ministério da Cultura (MinC), em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA), promoveu nesta ultima semana a segunda edição do Curso de Elaboração de Planos Municipais de Cultura.

O município de Ipanguaçu esteve representado no encontro dirigido para os municípios/gestores, através do Secretário de Cultura e Turismo, Nelson Montenegro e do Coordenador, Breno Italo. O secretário ressaltou o empenho do Prefeito Valderedo Bertoldo, sempre disposto a apoiar o desenvolvimento da cultura local, oportunizando a participação do município em eventos como este, que proporcionam um acrescimento importantíssimo em conhecimento. Destacou ainda que o município de Ipanguaçu foi um dos 10 representantes do estado do Rio Grande do Norte a estarem participando da capacitação.

A abertura do encontro regional no Recife contou com a presença da Chefe da Regional Nordeste do MinC, Maria do Céu, e do chefe substituto Roberto Azoubel, que deu a boas vindas aos participantes e destacou que o curso vem para coroar a gestão de cultura dos municípios e contemplar a todos os setores.

Seguindo o cronograma da Formação, este primeiro encontro presencial foi realizado com o objetivo de estimular a adesão ao processo formativo e elucidar dúvidas sobre as etapas de desenvolvimento da formação.

Sistema Nacional de Cultura

O Sistema Nacional de Cultura é um processo de gestão e promoção das políticas públicas de cultura, em regime de colaboração de forma democrática e participativa entre os três entes federados (União, estados e municípios) e a sociedade civil. O objetivo é fortalecer institucionalmente as políticas culturais e promover o desenvolvimento humano, social e econômico com pleno exercício dos direitos culturais.

Os municípios que aderem ao Sistema Nacional de Cultura (SNC) criam seus respectivos órgãos gestores, conselhos de política cultural, conferências de cultura, planos de cultura e um sistema de financiamento. O plano permite que seja traçado um diagnóstico sobre o município e funciona como um instrumento essencial de orientação para as secretarias municipais elaborarem políticas públicas para o setor.

Fonte: Assecom

Últimas manchetes