Em: 31 de agosto de 2018 as 22:08

Prefeitura de Ipanguaçu promove 9ª edição do Fest Folclore com destaque a cultura potiguar

O palco da praça de eventos José Medeiros se transformou na noite desta sexta-feira, 31, em um cenário de efervescência artística. Com o tema “Um passeio pela cultura potiguar”, o espetáculo de apresentações contou com a participação de estudantes da rede municipal de ensino e uniu o resgate das tradições e valores do povo norte rio-grandense com a proposta da gestão municipal de posicionar a cultura como prioridade no município, através das atividades desempenhadas de inclusão que beneficiam crianças, jovens e adultos.

Realizado pela prefeitura municipal por meio da Secretaria de Educação, professores, gestores e coordenadores escolares se planejaram durante todo o mês de agosto realizando ensaios e discutindo em sala de aula o histórico de costumes regionais e os mais variados grupos. Fortalecer a bagagem cultural do povo ipanguaçuense e exibir a riqueza das raízes folclóricas sob uma estética expressiva foi o ponto de equilíbrio para se construir a identidade e todo o processo do evento.

Lendas, contos, festas populares e muita história, tudo foi entremeado pela ótica de uma linguagem simples, ilustrando como cada geração pensa sobre a cultura potiguar e os elementos simbólicos que estão vivos no folclore brasileiro até hoje. Ritmos, danças e comidas regionais também estiveram inseridos no contexto da apresentação. Ademais, ainda sobrou espaço para que o público relembrasse dos autores potiguares como Câmara Cascudo, que dedicou sua vida para estudos profundos das tradições populares e lançou grandes obras que enriqueceram a fábula do folclore.

Nesta perspectiva, o chefe do executivo percorreu no mundo da exposição de costumes e legados deixados e destacou seu compromisso com o fortalecimento da cultura local. “Sou um filho da terra, conheço cada pedaço deste município em que vivo e sei que o crescimento social começa quando valorizamos nossos artistas, estimulamos crianças e adolescentes para serem agentes transmissores de histórias e mobilizando todas as escolas em torno de um projeto e investindo em ações educativas que engrandeçam as práticas socio-históricas”, disse Valderedo.

Inúmeras pessoas marcaram presença para acompanhar o show cultural que ainda contou com a Secretária de Educação, Jeane Dantas; membros do poder legislativo; componentes da administração municipal; e comunidade em geral.

Fonte/Fotos: Núcleo de Comunicação