Em: 10 de maio de 2018 as 07:42

PSF II Arapuá promove palestra sobre prevenção da violência e promoção da cultura de paz

A equipe do Programa Saúde da Família (PSF II) de Arapuá, realizou na tarde desta quarta-feira, 09, uma palestra na Escola Municipal Julieta Moura visando discutir políticas sobre prevenção da violência e promoção da cultura de paz, dando destaque ao papel da saúde pública neste aspecto. Mediado pelo Major Medeiros, a discussão tratou de levantar os aspectos para se construir ações de enfrentamento à violência e o impacto que isso gera na saúde levando em consideração o cenário de hoje.
Para os membros da equipe, o debate é importante e produtivo na sala de aula para garantir a formação de opiniões sobre o assunto e levantar uma intervenção social sobre o problema, envolvendo toda a sociedade a participar de sua responsabilidade como cidadãos e preservar seus direitos, construindo uma cultura de paz que se oponha à cultura de violência, e que possa ainda reduzir com rapidez os índices de mortalidade causados e o efeito negativo provocado na saúde pública, montando práticas estruturais e de curto e médio prazo.

Considerada a melhor saúde da região do Vale do Açu, os profissionais da área no município sabem que são servidores com função importante neste quadro, podendo atuar de forma participativa na reabilitação ou acolhimento de vítimas de violência. Mediante isso, diversas campanhas socioeducativas e de promoção realizadas pela Secretaria de Saúde em escolas e comunidades visam desenvolver medidas enérgicas com o objetivo de impedir que o município vivencie o fenômeno que afeta tantas cidades do estado.
A Prefeitura Municipal apoia projetos neste segmento, e através de sua responsabilidade administrativa e social, fomenta a difusão da cultura de paz, enaltecendo os valores e comportamentos da sociedade ipanguaçuense baseados no respeito à vida, na prática da não-violência através dos investimentos na educação e na relação da justiça, igualdade e liberdade de todos os habitantes.
Fonte: Núcleo de Comunicação
Fotos: Secretaria Municipal de Saúde
Últimas manchetes