Em: 29 de agosto de 2017

Secretaria de Saúde desenvolve projeto de combate ao Tabagismo

O tabagismo é uma das principais causas de morte evitáveis no mundo e os números sobre a doença são alarmantes. Estima-se que, a cada ano, aproximadamente cinco milhões de pessoas morrem por doenças relacionadas ao tabaco.

Com o intuito de combater essa doença, a Prefeitura de Ipanguaçu, através da Secretaria Municipal de Saúde inclui em seu cronograma de ações o projeto “Vida sim, cigarro não”. O Projeto tem como objetivo principal, evidenciar os fatores de risco e danos causados à saúde pelo uso do tabaco.

Esta terça-feira, 29 de Agosto (Dia Mundial de Combate ao Fumo), foi a data estabelecida pela Secretaria de Saúde para acontecer o primeiro encontro com os usuários, no Auditório do Centro de Saúde Tibúrcio Freire da Silveira. Na oportunidade, foi proposto inicialmente um interrogatório do médico aos pacientes, com o intuito de colher detalhes que possam auxiliar no diagnóstico e possibilitar um tratamento adequado a cada usuário.

De acordo com a Secretária de Saúde, Sâmia Morais, a adesão dos primeiros pacientes se deu inicialmente por meio de levantamento realizado por Agentes Municipais de Saúdes, priorizando aqueles com maior tempo de uso, concentrados na zona urbana do município. No entanto, a secretária ressaltou que este primeiro momento será de acompanhamento dos usuários e, a intenção é garantir a continuidade dos serviços, e posteriormente, expandir os serviços para as demais comunidades.

Fonte/Saúde: Assessoria de Comunicação/Secretaria de Saúde