Em: 11 de maio de 2018 as 12:11

Secretaria de Saúde monta força-tarefa para evitar a proliferação do mosquito da dengue em Pataxó

A Prefeitura de Ipanguaçu, através da Secretaria de Saúde, realizou durante a manhã desta sexta-feira, 11, mais uma etapa da campanha de sensibilização e combate à Dengue que acontece mensalmente nas zonas urbanas e rurais do município. Com o objetivo de eliminar possíveis focos de proliferação do mosquito, os agentes comunitários estiveram na comunidade de Pataxó, recolhendo entulhos ao redor das residências, orientando os moradores sobre as doenças da Dengue, Zika Virus, Chikungunya e Febre Amarela, que podem ser transmitidas pela picada do Aedes Aegypti. Também,  foi propagado durante a ação adesivos de divulgação da campanha, permitindo que a população se mantenha atenta no combate ao mosquito.

A mobilização foi supervisionada pelo Enfermeiro Charllys Tavares e reuniu toda a equipe de agentes comunitários visando engajar todos os moradores  para participar das atividades, promovendo a prática do descarte correto de objetos que acumula água parada, monitorando em suas casas e nas proximidades da região se não há despejo de lixo, pneus ou demais materiais que contribuam para a reprodução do Aedes.

Nos primeiros meses de 2018, a capital do estado potiguar contabilizou mais de 1,800 casos relacionados a Dengue, Zika e Chikungunya. Diante desses registros, a gestão municipal se situa em estado de alerta, focando e investindo nas campanhas de promoção à saúde, com o objetivo de criar estratégias que impeçam o surto do mosquito no município e estabeleça várias frentes de trabalho, intensificando os mutirões e acompanhando no Centro de Saúde e nas UBS, caso eventualmente um paciente acabe dando entrada em uma das unidades de atendimento com algum dos sintomas.

Fonte: Núcleo de Comunicação

Fotos: Secretaria Municipal de Saúde