Em: 20 de junho de 2018 as 12:08

Secretaria de Saúde promove ações de combate à violência contra a pessoa idosa em Ipanguaçu

A Secretaria Municipal de Saúde de Ipanguacu, com o apoio do NASF, promoveu na manhã desta quarta-feira (20), na Unidade Básica de Saúde do Itú, atividades alusivas ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado no último dia 15 de junho. As ações têm como objetivo fomentar as discussões sobre o contexto da violência contra a pessoa idosa, suas consequências e caminhos para proteção. Além do Itú, idosos das comunidades de Pataxó e Pedrinhas também foram beneficiados por esta ação.

De acordo com Sâmia Maciel, secretária municipal de saúde, a violência contra o idoso é um problema que vem aumentando ao longo do tempo, com isso é preciso propor a discussão desse tema. “Convidamos os idosos que participam de grupos de convivência das unidades de saúde e dos Centros de Referência em Assistência Social, para falar sobre as possíveis causas desse problema e como se proteger dos diversos tipos de violência”, explica a Secretária.

Ao longo da manhã, os idosos participaram de discussões com profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF, sobre quais os tipos de violência mais comuns e quais os meios que eles podem recorrer ao serem vítimas.

Combate à violência contra o idoso

A data foi instituída pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e tem como meta sensibilizar a sociedade em prol do combate à violência contra idosos e a disseminação do entendimento da violência como violação aos direitos humanos. O objetivo é garantir o envelhecimento de forma saudável, tranquila e com dignidade.

Fonte: Núcleo de Comunicação – Prefeitura de Ipanguaçu

Foto: Secretaria Municipal de Saúde

Últimas manchetes