Em: 4 de abril de 2018 as 13:33

Solicitação da FEMURN garante inclusão de Ipanguaçu no Programa Garantia-Safra

O município de Ipanguaçu foi incluído no programa Garantia-Safra, do Governo Federal. Após solicitação da FEMURN e reavaliação do Ministério do Desenvolvimento Agrário, 23 cidades do estado potiguar foram contempladas com a ação que garante ao produtor rural benefício financeiro por tempo indeterminado em caso de prejuízos à sua safra em decorrência do período de estiagem ou excesso de chuvas na região.

A atuação da FEMURN em reunião com representantes de órgãos federais, estaduais e a coordenadora do Garantia-Safra, Magnalda Fontoura, foi primordial para a conquista aos municípios. A federação representou os municipios do RN que sofreram reduções superiores s 50% nas safras de grãos e mandiocas ou que não estavam ingressados na iniciativa.

Durante a avaliação foi solicitado ao EMPARN um diagnóstico sobre as precipitações pluviométricas e a permanência dos municípios na declaração de situação de emergência por causa da seca. Até março, Ipanguaçu não havia recebido o desembolso do recurso financeiro que ajuda produtores rurais por falhas no sistema de levantamento do IBGE e uma leitura sobre o CEMADEN.

A secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Somália Caldas, destacou a importância da pauta em benefício do município. “Ficamos contentes com a atuação da FEMURN em pró de Ipanguaçu que assegura melhores condições ao homem do campo e comunicamos que os pagamentos referentes ao mês de abril estarão disponíveis”.

Fonte: Núcleo de Comunicação

Foto Ilustrativa

Últimas manchetes