Em: 21 de agosto de 2018 as 12:26

Profissionais da Saúde se reúnem na busca por dependentes do cigarro

A equipe da Secretaria de Saúde realizou uma reunião nesta terça-feira, 21, com os agentes comunitários discutindo a realização de uma mobilização em busca de fumantes que desejam deixar o vício do cigarro. A procura pelos pacientes tabagistas e dos participantes do Grupo de Combate ao Tabagismo que se afastaram ou sofreram casos de recaída acontecerá em 06 comunidades do município: Base Física, Itú, Pau de Jucá, Picada, Porto e Sacramentinho. Desde o inicio do ano, a gestão municipal tem apostado e investido no projeto social, que reduziu em condição expressiva o número de dependentes do tabaco na cidade.

Coordenado e ministrado pelo Enfermeiro Charllys Tavares, a ação intitulada de ‘’Vida SIM, Cigarro NÃO!’’ já atendeu Pataxó, Pedrinhas, Arapuá, Centro da cidade e parte da zona rural. A campanha consiste em palestras, sessões terapêuticas, acompanhamento durante o tratamento e disponibilização de medicamento antitabagismo. Os resultados do projeto detalham parcialmente que os indivíduos adictos do cigarro já estão sem usar a substância em períodos que variam de 30 a 90 dias e de que houve aumento no número de interessados em busca de ser ouvidos e fugir dessa prática de compulsão.

Todas as atividades e movimentos de prevenção realizados pela Prefeitura de Ipanguaçu visam melhorar a qualidade de vida da população e proteger o ser humano dos malefícios ocasionados por hábitos de dependência. A repartição ainda informa, que todos que sofrem e possuem interesse no projeto, podem procurar mais informações e registrar seu compromisso com os profissionais da área no prédio da Secretaria de Saúde ou na UBS da comunidade onde reside.

Para o Prefeito Valderedo, ‘’aplicar investimentos na saúde é se preocupar com o povo, incentivo essas ações de combate ao cigarro, pois acredito na recuperação do fumante, em sua força de superação, na sua vitória contra o vício e na realização de maiores atividades diárias e da preservação de se ter um corpo saudável e longe de componentes químicos que degradam nossa vida. A minha causa é coletiva e olhando para o bem-estar de todos’’, declarou o gestor.

Fonte: Núcleo de Comunicação

Fotos: Secretaria de Saúde de Ipanguaçu