Início De Ipanguaçu direto para Portugal: Agente de Saúde representa o Brasil no exterior

Por Silvino Júnior De terça (05) até a próxima sexta-feira, 08 de setembro, o Agente Comunitário de Saúde de Ipanguaçu/RN, Carlos Rondnny Pereira Luiz, representa internacionalmente toda a categoria de agentes comunitários de saúde do país no XVIII Congresso da Associação Portuguesa de Epidemiologia e na XLI Reunião Anual da Sociedade Espanhola de Epidemiologia (SEE), […]

06/09/2023 4h19 Atualizado há 8 meses atrás

De terça (05) até a próxima sexta-feira, 08 de setembro, o Agente Comunitário de Saúde de Ipanguaçu/RN, Carlos Rondnny Pereira Luiz, representa internacionalmente toda a categoria de agentes comunitários de saúde do país no XVIII Congresso da Associação Portuguesa de Epidemiologia e na XLI Reunião Anual da Sociedade Espanhola de Epidemiologia (SEE), que acontece na cidade do Porto, em Portugal.

Carlos Rondnny, mais conhecido por Rondinho por populares, é atualmente diretor da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias (CONACS). Rondnny é agente de saúde há mais de 22 anos no município e é reconhecido pela classe e pelos Ipanguaçuenses por sua entrega, sabedoria e ampla capacidade de diálogo e articulação na luta em defesa dos direitos desses profissionais de saúde.

Rondnny, em parceria com o Instituto Federal da Paraíba (campus Sousa) e o ECOS (Laboratório de Educação, Informação e Comunicação em Saúde), desenvolveram uma Revista em Quadrinhos que trata do papel dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS).

A CONACS enalteceu a participação do Ipanguaçuense em um congresso de epidemiologia tão renomado em Portugal. “A CONACS se orgulha de ser representada por profissionais como Carlos Rondnny, que não apenas ampliam o horizonte de suas práticas, mas também refletem a qualidade e a dedicação dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias do Brasil. Estamos certos de que seu trabalho contribuirá significativamente para a construção de um futuro mais informado e saudável”, diz um trecho da nota.

O Sindicato dos Agentes de Saúde do Rio Grande do Norte (SINDAS/RN) também lançou uma nota em apoio ao profissional Rondnny. “É um orgulho para nós que fazemos o SINDAS/RN e todos os Agentes comunitários de Endemias e Agentes comunitários de Saúde do estado ter um colega representando esses heróis e heroínas”, destacou.

A Secretária Municipal de Saúde de Ipanguaçu, Elizeuda Silva, também reforçou a atuação de Rondnny na pasta e estimou votos de êxito no congresso. “Rondinho tem uma extensa folha de serviços prestados ao nosso município. É um profissional dedicado, perspicaz, criativo, batalhador, empático e sonhador, que sempre persiste e apresenta ideias e projetos que fazem a diferença em nossa cidade e em todo o país. Ipanguaçu se orgulha por ter a chance de contar com um profissional tão esforçado e valoroso”, afirmou.